Como expor em Feiras de Artesanato - Número 02

Olá Criativos, tudo bem?

Feira de Artesanato do Bairro São Bernardo em Campinas/SP


Seguindo com nossas postagens sobre como expor em Feiras de Artesanato, seguimos com a segunda dica. Após decidir de qual feira participar, o momento é de procurar o Coordenador da Feira e se apresentar. Muitas feiras já possuem páginas nas redes sociais, então é possível tentar um contato prévio.
Em seguida, é ideal levar para uma conversa fotos e também alguns de seus trabalhos, para a avaliação do coordenador. Vale ressaltar o seguinte:

  • Nem sempre existem vagas na feira, o importante é se apresentar, fazer a entrevista e colocar o nome na fila de espera, que assim que surgir uma oportunidade, você será convidado a participar;
  • As vagas geralmente são disponibilizadas de acordo com o tipo de artesanato. Por exemplo, dificilmente haverá vagas para dois ou mais artesãos que produzem o mesmo tipo de trabalho ou muito semelhantes. Nós mesmos não conseguimos vagas em feiras por já existirem artesãos expondo tapetes, mesmo sendo de crochê e nós, bordados com Agulha Mágica. Cada feira tem a sua regra e é importante respeita-las e não "forçar a barra".
  • Em muitos casos, além das fotos, o(s) coordenador(es) da Feira pode querer ver você produzir uma peça (pra ter certeza de que realmente é você quem confecciona o trabalho).
  • As melhores vagas na feira geralmente estão localizadas em frente ou próximas às barracas de alimentação, onde o público é maior. É importante ter em mente que quem está começando dificilmente consegue uma vaga "privilegiada".
  • As feiras cobram taxas mensais, que são pagas à prefeitura pelo uso e ocupação do solo. Além disso, geralmente é cobrado algum valor extra para investir em publicidade. O valor varia de acordo com a cidade e até mesmo com o bairro em que ela está localizada.
  • Uma vez que você foi escolhido e a vaga já é sua, é hora de comemorar, mas também cumprir as responsabilidades: chegar no horário, não faltar, manter o pagamento da taxa mensal em dia é fundamental. Infelizmente já presenciamos vários casos de artesãos que não honram seus compromissos, faltam demais, chegam atrasados ou desmontam a barraca mais cedo, e isso prejudica o funcionamento da feira como um todo. Lembre-se de que todos os artesãos fazem parte de um grupo e a falta de compromisso de um pode comprometer a todos.
  • Na maioria das vezes, as taxas em shoppings e centros comerciais são maiores, mas oferecem mais benefícios, como área coberta, sanitários, estacionamento, então pode vale a pena.
E aí, gostaram das dicas? Continuaremos com mais postagens sobre o assunto em breve!
#artesão #artesanato #feiradeartesanato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para iniciantes: Top 10 - Desenhos mais fáceis para bordar

Novidade! Riscos para bordar com Agulha Mágica - Mercado Livre

Riscos para bordar com agulha mágica